sábado, 16 de abril de 2011

ESTUDOS CLIMÁTICOS

MACROCLIMA
          Macroclima, também chamado de clima regional, é o clima médio que ocorre em determinado território, com dimensões relativamente vastas. Sua caracterização é definida por meio de dados obtidos por postos meteorológicos que, em zonas com relevo acentuado, são apenas relativos, dentro do âmbito agricola, especialmente. De forma inversa, grandes áreas de planície podem ser abrangidas pelo mesmo macroclima. O estudo do macroclima é comum no âmbito da viticultura.
          Clima geral: compreende as grandes regiões e zonas climáticas da terra e é o resultado da situação geográfica e orográfica. O macroclima se diferencia em mesoclima quando aparecem modificações locais em algumas de suas características.


MESOCLIMA

          O macroclima sofre localmente modificações em vários de seus elementos, o que determina um mesoclima (clima local). O clima de uma floresta, de um vertente são mesoclimas         
          Componentes em que se diferencia o macroclima quando aparecem modificações locais em algumas de suas características. O clima geral modificado de forma local pelos diversos aspectos da paisagem, como o relevo, a altura das cidades etc.

MICROCLIMA
         O microclima é área relativamente pequena cujas condições atmosféricas diferem da zona exterior. Os microclimas geralmente formam-se quando há barreiras geomorfológicas, ou elementos como corpos de água ou vegetação. Há ainda casos de microclimas urbanos, onde as construções e emissões de poluentes atmosféricos dão origem ao aumento da temperatura, tal como da composição natural do ar, provocando diferenças de temperatura, composição da atmosfera, umidade e preciptação, entre outros componentes do clima.
          Aspectos do clima do espaço aéreo que se estende da superfície da Terra até uma altura onde os efeitos característicos da superfície não mais se distinguem do clima local ou geral (meso ou macroclima). O microclima pode ser dividido em tantas classes quanto são os tipos de superfícies, mas, de um modo geral, são considerados os microclimas urbanos e os microclimas de vegetação. A rigor, envolve aspectos do clima que, fora do contexto puramente ecológico, pertence a uma área de menores proporções, como uma rua, uma praia, uma casa ou uma planta.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ESTUDOS CLIMÁTICOS

  • CLIMA
          O clima compreende um padrão dos diversos elementos atmosféricos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões e outros estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas deterministicas, assim como a um conjunto de variações aleatórias dos elementos meteorológicos ( temperatura, precipitação, vento, umidade, pressão do ar) cuja principal ferramenta de investigação é a estatística. As semalhanças em várias regiões da Terra de tipos específicos caracterizam os diversos tipos de clima, para o que são consideradas as variações médias dos elementos meteorológicos ao longo das estações do ano num períodos de não menos de 30 anos.

  • TEMPO X CLIMA
          Na meteorologia existe uma diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosferica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. Também, se refere às caracateristicas da atmosfera inseridas das observações contínuas durante um certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidades climáticas, condições extremas e frequências de eventos que ocorrem em determinada condiçõa do tempo.

  • METEOROLOGIA X CLIMATOLOGIA
          A Meteorologia é a ciência que estuda as condições e o comportamento física da atmosfera. Enquanto que a CLimatologia é a sub-área da meteorologia que estuda o comportamento médio da atmosfera para um determinado período, através de métodos estatísticos. Quando às observações atmosféricas contínuas inseridas durante um período de longo tempos de 30 anos, para uma localidade, é conhecido como a normal climatológica. O meteorologista previsor do tempo aplica as leis da física clássica, a sinótica, a dinâmica e as técnicas matemáticas que rege o domínio do movimento da atmosfera, para o estudo das condições de tempo. O climatologista utiliza as técinicas estatisticas para inserir e concluir informações sobre o estudo de clima. Portanto, a Climatologia dependente da Meteorologia.