segunda-feira, 20 de maio de 2013

QUESTÃO DE PROVA - BIOSSÓLIDOS


QUESTÃO 23
A composição dos biossólidos, em termos de metais pesados, varia com o nível socioeconômico e cultural da população, o grau de industrialização da região e o percentual que os esgotos industriais representam no total dos esgotos gerados e tratados. Tendo isso em vista, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Quanto maior é o grau de industrialização de uma região, maiores são as tendências de elevação dos
teores de metais pesados nos biossólidos.
b) Nos processos de tratamento de esgotos essencialmente biológicos, a participação de esgotos
industriais promove quedas nos rendimentos, em decorrência dos efeitos tóxicos causados pelos metais
pesados sobre a população atuante de microorganismos.
c) Biossólidos com metais pesados em sua composição devem ser utilizados como fertilizantes em culturas que fornecem alimentos para humanos e outros animais.
d) Os elementos que se seguem são metais pesados: chumbo, cromo, ferro, mercúrio, manganês,
molibdênio e selênio.

RESPOSTA "C"

Os metais pesados se encontram distribuídos por toda a natureza. Nos solos, os metais são originários de rochas de origem e de outras fontes adicionadas ao solo. Os metais contidos nos biossólidos são originários de atividade industrial, sendo que os principais metais contidos no biossólidos são: Cobre (Cu), Níquel (Ni), Cádmio (Cd), Zinco (Zn), Chumbo (Pb) e Cromo. A intensidade da concentração desses metais é função da maior ou menor participação de esgotos industriais. 

A planta retira do solo os elementos minerais indispensáveis ao seu crescimento, denominados macronutrientes, Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Enxofre (S), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg); ou micronutrientes (Boro) B, Cloro (Cl), Cobalto (Co), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Molibidênio (Mo), Níquel (Ni), Sódio (Na), Selênio (Se), Zinco (Zn). Entretanto, dependendo da quantidade de metais aplicados, podem ser classificados em metais que representam pequeno risco (Mn, Fe, Al, Cr, As, Se, Sb, Pb, Hg) e metais potecialmente perigosos aos homens e aos animais (Zn, Cu, Ni, Mo, Cd).

O biossólido, além de ser fonte de material orgânico e nutriente, poderá contribuir também para a contaminação do solo com metais pesados. Os metais não apenas exercem efeitos sobre o crescimento das plantas, mas também afetam os processos bioquímicos que ocorrem no solo.

Para a aplicação dos biossólidos em culturas agrícolas, devem ser levados em consideração as concentrações máximas de metais pesados no biossólidos, as concentrações máximas de metais em solos agrícolas e as cargas cumulativas máximas de metais em solos pela aplicação de biossólidos.